Usar anticoncepcional por muito tempo afeta a fertilidade?
Usar anticoncepcional por muito tempo afeta a fertilidade?
Saúde e Bem-Estar -
Durante os últimos anos, você evitou a gravidez com métodos anticoncepcionais. Mas, agora, decidiu que é hora de ter filhos. Será que o método que você usou afetou sua fertilidade? Na verdade, dependendo do método contraceptivo, as suas chances de engravidar podem ter até aumentado.
Um estudo publicado na revista Human Reprodution, sobre reprodução humana, diz que mulheres que usaram anticoncepcionais orais por mais de quatro anos têm mais chances de ter filhos do que mulheres que usaram esses métodos por apenas dois anos. Ainda segundo esse estudo, quem tomou anticoncepcionais por 12 anos tem ainda mais chances de engravidar quando parar de evitar.
O dispositivo intrauterino (DIU) é uma estrutura de metal que impede que o espermatozoide chegue ao óvulo. Com ele, as chances de engravidar são reduzidas para menos de 0,5%. Mas esse método pode causar amento do fluxo menstrual e de cólicas.
O estudo mostrou que mulheres que usaram DIU por pouco tempo tiveram mais dificuldade de engravidar durante o primeiro ano após parar de usar esse método em comparação às mulheres que evitaram a gravidez utilizando preservativos. Mas, passado esse primeiro ano, as chances se igualaram. Já entre as mulheres que usaram o DIU por mais tempo, a fertilidade foi normalizada logo após parar o uso.
O implante anticoncepcional é uma pequena cápsula que é introduzida embaixo da pele. O dispositivo impede a liberação do óvulo, altera a secreção do colo do útero e dificulta a entrada de espermatozoides. Ele não afeta em nada a sua fertilidade Logo que esse dispositivo for removido, ela voltará ao normal.
Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica