Tire suas dúvidas sobre doação de sangue
Tire suas dúvidas sobre doação de sangue
Saúde e Bem-Estar -
Doação de sangue é um ato simples que pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Tanto para tratamentos planejados como para intervenções de urgência e emergência, o sangue é um recurso que dá aos pacientes a chance de viver por mais tempo e com qualidade.
Em 14 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para lembrar da importância da conscientização quanto à necessidade da doação de sangue e como uma forma de agradecimento aos doadores.
Para se ter uma ideia, com uma única bolsa de sangue podem ser salvas quatro vidas. Isso porque o sangue é fracionado em componentes sanguíneos (hemácias, plasma, plaquetas e crioprecipitado). Por outro lado, a falta de estoque no banco de sangue de um hospital pode provocar o cancelamento de cirurgias e outros procedimentos médicos.
O ato de doar sangue, porém, ainda gera muitas dúvidas, seja em relação às condições físicas, idade, peso e possíveis restrições. Para esclarecer possíveis dúvidas sobre esse tema, compilamos uma série de vídeos produzidos nas Oficinas de Saúde, iniciativa da área de Medicina Preventiva do Grupo NotreDame Intermédica com a médica hematologista Fernanda Maria Santos. Veja abaixo.
1. Por que ser um doador de sangue
2. Como é o momento da coleta da doação de sangue?
3. Para que serve a bolsa de sangue?
Por que ser um doador de sangue? Como fazer para doar sangue? Posso doar sangue se estou grávida?
Quem tem doença crônica pode doar sangue? O que consumir após a doação? Para quem teve dengue há restrição para doar sangue?
Pró-sangue São Paulo: Quem pode doar - acessado em 28/05/2018;
Perguntas frequentes sobre doação de sangue - acessado em 28/05/2018.
Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica