Síndrome do olho seco é comum e pode danificar a visão
Síndrome do olho seco é comum e pode danificar a visão
Saúde e Bem-Estar -
Uma doença muito comum, que afeta milhões de brasileiros e provoca a ausência de lágrimas – lubrificação fundamental para termos uma visão clara e para a saúde geral dos olhos. É a síndrome do olho seco. Mais frequente em climas secos, o problema pode causar incômodo no olho e, se não tratado, pode provocar complicações sérias, como lesões nas córneas e até cegueira.
Além do clima, outros fatores também favorecem o surgimento da síndrome do olho seco, tais como:
Ter mais de 50 anos - o envelhecimento faz com que as pessoas produzam menos lágrimas;
Ter certas condições médicas – como diabetes, artrite reumatoide, lúpus, problemas de tireoide e deficiência de vitamina A;
Usar certos medicamentos – como anti-histamínicos, descongestionantes, anticoncepcionais, antidepressivos e medicamentos para pressão alta;
Ser do sexo feminino – a síndrome é mais comum em mulheres, principalmente em períodos de alterações hormonais, como gravidez e menopausa, por exemplo.
Os sinais e sintomas da síndrome do olho seco, que geralmente afetam os dois olhos, podem incluir:
- Sensação de ardor ou coceira nos olhos;
- Muco espesso em torno dos olhos;
- Sensibilidade à luz;
- Vermelhidão nos olhos;
- Uma sensação de ter algo em seus olhos;
- Dificuldade em usar lentes de contato;
- Dificuldade em dirigir à noite;
- Olhos lacrimejantes;
- Visão turva ou cansada;
Procure o seu clínico geral se você acha que pode ter a síndrome do olho seco. Seu médico pode examinar você descobrir o que está incomodando seus olhos ou encaminhá-lo para um especialista.
- Pisque e descanse os olhos regularmente quando estiver olhando para a tela de um computador ou smartphone por muito tempo.
- Aumente a umidade do ar em casa e no trabalho com o uso de aparelhos umidificadores.
- Use óculos de sol ao ar livre, principalmente aqueles que se ajustam bem próximos ao rosto, para reduzir a exposição a ventos secos e ao sol.
- Suplementos nutricionais de ácidos graxos essenciais podem ajudar a diminuir os sintomas de olho seco. Pergunte ao seu médico se eles são recomendados para você;
- Beba muita água para evitar ficar desidratado; de 8 a 10 copos por dia.
Os tratamentos para a síndrome do olho seco podem variar, dependendo da gravidade e do que está causando o problema no seu caso. Algumas opções incluem:
Uso de colírios - é suficiente para a maioria das pessoas com sintomas ocasionais ou leves;
Uso de anti-inflamatórios - incentivam a produção de lágrimas;
Tratamento da doença que está causando a síndrome;
Implante de plug lacrimal - objeto de silicone que é introduzido no canal lacrimal para manter a quantidade suficiente de lágrimas em cada olho.
Nunca use medicamentos sem indicação médica. O medicamento que outra pessoa com condição aparentemente semelhante à sua utilizou pode não ser o melhor para você. Só o médico pode indicar o melhor tratamento para o seu caso.
Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica