Os riscos da gravidez depois dos 30
Os riscos da gravidez depois dos 30
Saúde e Bem-Estar -
As mulheres estão adiando cada vez mais a maternidade. Segundo a pesquisa ""Saúde Brasil"", realizada pelo Ministério da Saúde, é cada vez maior o número de mulheres que deixam para engravidar depois dos 30 anos: em 2000, elas representavam 22,5% das mães no país e, em 2012, esse percentual havia subido para 30%. Mas a gravidez em idade mais avançada pode trazer alguns riscos.
Maior dificuldade para engravidar - a mulher nasce com um número limitado de óvulos. A partir dos 30, a quantidade deles no organismo diminui em quantidade e em qualidade. Por isso, é possível que a fertilização desses óvulos seja mais difícil.
Diabetes gestacional - esse tipo de diabetes acontece apenas durante o período gestacional e é mais comum entre mulheres acima dos 35 anos. Por isso, é preciso acompanhar com atenção as taxas de açúcar no sangue.
Pressão alta - quanto mais avançada a idade, mais propensa a mulher está a desenvolver esse tipo de doença. Muitas precisam de medicação para controlar a pressão e evitar danos à própria saúde e ao bebê.
Anormalidades cromossômicas - filhos de mães tardias têm mais chances de desenvolver anormalidades cromossômicas, como a Síndrome de Down.
Abortos espontâneos - os riscos são maiores quanto mais avançada for a idade. São maiores também as chances de o bebê nascer prematuro.
Como ter uma gravidez depois dos 30 saudável
Apesar dos riscos, o número de mulheres que engravidam depois dos 30 e têm gestações saudáveis, seguras e sem problemas é cada vez maior. Isso porque, cientes dos riscos, elas têm se cuidado cada vez mais.
Tomando certas precauções, as chances de que tudo corra bem são grandes.
- Fazer o acompanhamento pré-natal;
- Manter uma dieta saudável;
- Controlar o ganho de peso;
- Manter uma rotina ativa;
- Evitar substâncias como álcool, cigarro e drogas.
É possível ainda realizar exames não invasivos para detectar anormalidades cromossômicas. A detecção precoce é importante para que sejam tomados os devidos cuidados e o acompanhamento médico adequado possa ser feito. Converse com o seu médico e tire todas as dúvidas que tiver sobre gravidez.
Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica