Gastrite precisa de tratamento médico específico
Gastrite precisa de tratamento médico específico
Saúde e Bem-Estar -
A gastrite é uma infecção ou inflamação das mucosas que protegem o estômago. Ocorre quando os sucos digestivos produzidos pelo organismo atacam a parede que reveste o órgão, provocando sensação de queimação/corrosão. De acordo com a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), aproximadamente 70% da população brasileira apresenta sintomas ligados ao mau funcionamento do sistema digestivo.
Geralmente, de maneira geral, o termo gastrite é utilizado para fazer referência às dores que atacam o estômago. No entanto, é uma doença que requer diagnóstico e tratamento médico específico.
Pode se manifestar de duas maneiras: gastrite aguda, que acontece repentinamente, evolui e apresenta sintomas muito fortes, e gastrite crônica, que pode não apresentar nenhum sintoma e, por isso, seu diagnóstico só pode ser realizado diante de exames laboratoriais específicos.
Existem alguns sintomas que caracterizam a gastrite, mas, lembre-se: é imprescindível consultar um especialista antes de se autodiagnosticar.
Confira os sintomas mais comuns:
• Dores de estômago;
• Queimação no estômago;
• Azia e má digestão;
• Náusea e enjoos;
• Arrotos frequentes; e/ou
• Perda de apetite.
A gastrite pode ser causada pela Helicobacter pylori – bactéria que se instala abaixo do muco do estômago e libera uma enzima capaz de alterar o pH dos órgãos que estiverem próximos. Na medida em que essa bactéria se multiplica, a infecção se agrava e a parede do estômago é corroída, provocando ardência e sensação de queimação.
Outros fatores que podem contribuir com a evolução da gastrite são a má alimentação, o uso frequente de anti-inflamatórios e o consumo excessivo de álcool.
Já a gastrite nervosa não se dá por uma infecção na parede do estômago; ocorre devido à exposição do indivíduo a situações de tensão, ansiedade, nervosismo e estresse. Porém, manifesta-se da mesma maneira, apresentando azia, queimação, ardência, perda de apetite, entre outros.
Quando estamos vulneráveis a estas sensações, o nosso corpo produz e libera uma quantidade maior de adrenalina e cortisol, elementos que contribuem para a produção do ácido que ataca o estômago.
Os sintomas da gastrite podem ser combatidos ou minimizados por remédios de uso oral. No entanto, se for causada pela bactéria em questão, será necessário o uso de um antibiótico para combatê-la.
Alguns hábitos alimentares que podem ajudar a diminuir os sintomas da gastrite são:
• Alimentar-se regularmente, evitando permanecer com estômago vazio por muito tempo;
• Evitar o consumo de alimentos fritos;
• Evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
• Evitar o consumo de molhos industrializados;
• Evitar o consumo de alimentos ácidos; e/ou
• Evitar o consumo excessivo de café.
Evite o automedicamento. Se os sintomas se apresentarem, procure um especialista.
Gastrite - sintomas, tratamentos e causas - acessado em 12/11/2018
Como identificar os sintomas de gastrite - acessado em 12/11/2018
Dor no estômago é sinal de gastrite? - acessado em 12/11/2018
Gastrite: o que é, causas, sintomas, tratamento e alimentação adequada - acessado em 12/11/2018
Gastrite - acessado em 12/11/2018
Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica