Entenda a diferença entre telemedicina e telessaúde
Entenda a diferença entre telemedicina e telessaúde
Saúde e Bem-Estar -
Nunca se falou tanto em serviços de saúde a distância como na pandemia do novo Coronavírus. Isto acontece principalmente pela importância de evitar ambientes como hospitais e clínicas – tanto pelo maior risco de transmissão do vírus quanto para não sobrecarregar os sistemas de saúde.
Enquanto durar a quarentena, médicos podem realizar consultas a distância para dar continuidade a tratamentos e diagnosticar pacientes sem que eles precisem se expor à Covid-19. E essa ação é apenas um dos pilares da telessaúde: confira como esse serviço engloba todos os setores de saúde com o auxílio da tecnologia.
A telemedicina pode funcionar de várias formas:
Consultas a distância
Geralmente por meio de chamada de vídeo, as consultas a distância podem ser feitas para investigar os sintomas do paciente. Nas consultas, o especialista pode tirar dúvidas, dar continuidade a tratamentos, fazer diagnóstico de doenças, pedidos e interpretações de exames e muito mais.
Diagnóstico a distância
A telemedicina permite que laudos sejam elaborados a distância. Por exemplo, um exame feito em São Paulo pode ser interpretado por um médico do Rio de Janeiro, em tempo real.
Troca de informações entre especialistas
Especialistas do mundo inteiro podem se conectar para trocar informações sobre o tratamento para um caso complexo ou pesquisas na área da saúde – como acontece com a vacina desenvolvida para combater o novo Coronavírus.
Internet das Coisas
Com os avanços da tecnologia, equipamentos podem ajudar a monitorar o paciente a distância ao enviar dados sobre batimentos cardíacos, pressão arterial entre outras informações para o computador do médico.
Cirurgia a distância
Outra funcionalidade da telemedicina, ainda não tão comum, é a cirurgia: um médico pode manusear um equipamento robótico a quilômetros de distância. Neste caso, é necessário outro profissional ao lado do paciente, serviços de internet excelentes e equipamentos de segurança da informação.Fonte: Grupo NotreDame Intermédica com informações da Revista Saúde, Mais Laudo, Telemedicina Morsch – acesso em 08/07/2020.
Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica