Veja como se livrar das hemorroidas
Veja como se livrar das hemorroidas
Saúde e Bem-Estar -
De acordo com a Sociedade Brasileira de Coloproctologia, as hemorroidas são veias dilatadas que surgem na região anal. Embora todas as pessoas possuam veias no local, o problema está no momento em que elas inflamam, dilatam ou enfraquecem.
As hemorroidas são classificadas em dois tipos: as internas e as externas, dependendo da posição que surgem. As internas se desenvolvem na parte de dentro do ânus e acabam recobertas pela mucosa intestinal. Já as externas se desenvolvem na parte de fora e no canal anal, sendo recobertas por uma pele bem sensível e têm aparência de varizes.
De acordo com pesquisa divulgada pela entidade norte-americana National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases, até 75% dos homens e mulheres tiveram ou vão ter hemorroidas pelo menos uma vez na vida.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, as causas das hemorroidas podem ser:
- prisão de ventre;
- obesidade - o excesso de peso aumenta a pressão exercida na parte inferior do abdômen;
- gravidez - por conta da pressão exercida pelo bebê na parte inferior do abdômen;
- sedentarismo – diminui os estímulos à digestão e à irrigação sanguínea para todo o corpo, incluindo a região anal;
- genética;
- dieta pobre em fibras e pouca ingestão de água – fatores que dificultam a digestão; e
- sexo anal – que pode provocar fissuras na região.
Os sintomas mais comuns da hemorroida são: dor, sangramento de intensidade variável, coceira (prurido) e até mesmo inchaço. Eles costumam surgir durante ou após a defecação e provocam desconforto e dor.
O diagnóstico pode ser apontado após avaliação de um médico coloproctologista e não requer exames laboratoriais ou de imagens.
Os casos considerados leves podem ser tratados e aliviados com atitudes simples, como mudança nos hábitos alimentares e aumento da ingestão de fibras (presentes em cereais, frutas, verduras e legumes) e de água.
Para os casos mais graves, pode ser recomendada intervenção cirúrgica, como a ligadura elástica (procedimento no qual o vaso sanguíneo dilatado é amarrado para bloquear o sangramento), a escleroterapia (injeção de solução salina nos vasos dilatados para que desapareçam) e a hemorroidectomia grampeada (remoção cirúrgica da hemorroida).
Fonte: Portal Viva Bem UOL, Ministério da Saúde e Portal da Sociedade Brasileira de Coloproctologia
Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica