Você sabe seu papel na prevenção de acidentes de trabalho?
Você sabe seu papel na prevenção de acidentes de trabalho?
Saúde e Bem-Estar -
Todo trabalhador têm direito a um ambiente de trabalho seguro e saudável. Apesar disso, nos últimos cinco anos, mais de 700 mil pessoas foram vítimas de acidentes de trabalho no Brasil e mais de 2.800 perderam a vida trabalhando, o que coloca o país entre os primeiros no ranking desse tipo de acidente. De acordo com a lei, o principal responsável pela prevenção de acidentes de trabalho é o empregador. Porém, a segurança no trabalho só é possível se você, enquanto funcionário, conhecer, respeitar e divulgar as regras de segurança da sua empresa.
Cada tipo de ocupação tem riscos e orientações específicos. Mas algumas dicas gerais podem ajudá-lo a proteger sua própria saúde e segurança e, claro, a de outras pessoas que podem ser afetadas por suas ações no trabalho.
1. Comunique situações inseguras:
2. Use ferramentas e máquinas adequadamente:
4. Conheça os equipamentos de combate a incêndio:
5. Conheça as sinalizações de segurança:
- Avise imediatamente sobre qualquer condição de risco ou de má higiene que você perceba em seu local de trabalho;
- A empresa deve tomar medidas para evitar situações que possam colocar em risco a segurança e a saúde dos empregados;
- Comunique se você ou um colega sofrer algum acidente ou contrair alguma doença relacionada ao trabalho, por mais insignificante que seja.
- Não use uma ferramenta inadequada para um trabalho específico, por exemplo: uma cadeira como escada;
- Nunca opere qualquer equipamento se não tiver recebido treinamento para tal ou se todas as medidas de segurança não estiverem implantadas na máquina;
- Certifique-se de que as suas ferramentas e seus equipamentos de trabalho são inspecionados regularmente para garantir que estão em perfeitas condições.
- Não fume ou acenda fósforos em locais proibidos;
- Não jogue pontas de cigarro em lugares que não são próprios para isso, como cestos de lixo ou pela janela;
- Evite o acúmulo de lixo;
- Se você lidar com materiais inflamáveis, guarde-os em recipientes próprios e identificados;
- Desconecte os equipamentos elétricos da tomada após utilizá-los e não cubra os fios elétricos.
- Veja onde estão localizados os equipamentos de combate a incêndio do seu local de trabalho, como os extintores;
- Só utilize o equipamento de combate a incêndio se tiver recebido treinamento para isso na empresa;
- Se não tiver recebido treinamento para usar equipamento de combate a incêndio, apenas abandone a área imediatamente nessa situação;
- Quando um extintor for utilizado, comunique imediatamente ao seu supervisor para que seja recarregado e recolocado onde estava.
- Informe-se sobre o significado das placas de sinalização de segurança, nem sempre os códigos usados nelas são de conhecimento geral;
- Respeite a sinalização de segurança, ela existe porque no local há algum tipo de risco;
- Informe ao encarregado se notar que não há sinalização de segurança em algum local que deveria existir, como, por exemplo, em um piso molhado onde as pessoas possam escorregar e se ferir.
- Um ambiente organizado e limpo facilita a busca de objetos de trabalho e a comunicação entre as pessoas, diminui o cansaço físico e otimiza o tempo;
- Mantenha as saídas de emergência e os corredores de circulação sempre livres.
- Não carregue algo pesado na tentativa de economizar tempo de trabalho, pegue o minuto extra para usar um carrinho de mão, uma empilhadeira ou outro auxílio mecânico;
- Não importa se você trabalha sentado ou de pé, tente manter a postura correta, de modo que você se sinta o mais confortável possível. Sua empresa deve oferecer um ambiente de trabalho propício para isso.
- Muitos acidentes de trabalho ocorrem porque o trabalhador está cansado, esgotado e pouco alerta;
- Fazer pausas para descanso ajuda você a permanecer revigorado para o trabalho.
Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica