ddmTemplate_2604543 is not a display type.

 

Obesidade em pauta

Mais de 30 beneficiários da NotreDame Intermédica participam de encontro que abordou os principais aspectos da obesidade na Unidade de Medicina Preventiva QualiVida Angélica

A obesidade é apontada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como um dos maiores problemas de saúde pública em todo o mundo e, de acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, o excesso de peso já atinge mais da metade dos adultos. E, foi justamente este o tema trabalhado pela equipe de Medicina Preventiva da NotreDame Intermédica, em 18 de dezembro, na Unidade de Medicina Preventiva QualiVida Angélica.
Com mais de 30 participantes, o evento abordou os principais aspectos da obesidade do ponto de vista da transformação, ou seja, um indivíduo passar por todo o processo de perda de peso visando sua saúde, bem-estar e qualidade de vida. No encontro, ficou evidente que uma das maiores dificuldades ao se buscar ações para diminuir a massa corporal é a questão psicológica, a qual deve ser bem trabalhada, se necessário, a partir de orientações com profissionais de saúde.
Para sustentar o evento, a NotreDame Intermédica convidou empresas parceiras: uma do segmento de cosméticos com o intuito de estimular os beneficiários a cuidarem e valorizarem ainda mais sua autoimagem, e a outra com profissionais em educação física, que, ao passarem pelo processo de perda de peso, obtiveram respaldo para contar sobre os medos e as frustrações, mas, principalmente, todos os benefícios da decisão de emagrecer.

A mudança, na prática
Não há exercícios certos para a perda de peso. Na verdade, existem atividades ideais para cada pessoa e o seu ambiente, ou seja, têm aqueles que optam por praticar caminhada e corrida, outros preferem andar de bicicleta e há, ainda, pessoas mais adeptas aos equipamentos de academias. "Seja mais forte do que sua melhor desculpa" é a grande frase do encontro.
Para deixar a obesidade de lado e trabalhar para uma melhor qualidade de vida, é importante saber que nenhuma mudança ocorre da noite para o dia. É fundamental, continuamente, buscar uma motivação particular, apoio na família e entre os amigos e, em especial, promover a reeducação alimentar, pois é sabido que este aspecto é vital para proporcionar ao corpo o equilíbrio correto em termos fisiológicos e funcionais.
Segundo Irani Silva, psicóloga e supervisora do Programa de Obesidade do QualiVida, o evento teve como diferencial o módulo sobre a prática de exercícios físicos com profissionais atuantes nessa área específica. "Nosso intuito é sempre motivar os beneficiários a mudar comportamentos prejudiciais à saúde", destaca a profissional. "Esse encontro teve uma ótima aceitação dos pacientes, os mesmos participantes dos nossos programas. Foi uma experiência positiva e enriquecedora", acrescenta.

 

Explore mais categorias


Plano de Saúde Pleno