ddmTemplate_2604543 is not a display type.

 

GNDI em momento ímpar

Grupo NotreDame Intermédica unifica marcas e deve terminar o ano com um milhão de novos beneficiários

Irlau Machado Filho, Presidente do Grupo NotreDame Intermédica

Em 2014, o grupo de investimentos norte-americano Bain Capital assumiu o controle acionário do Grupo NotreDame Intermédica. O segundo passo foi a unificação das marcas, de forma a oferecer um portfólio completo de produtos de saúde e dental para o segmento corporativo.

Com as marcas NotreDame Intermédica Saúde S/A, Interodonto Sistema de Saúde Odontológica Ltda., RH Vida Saúde Ocupacional, o grupo é a 3ª maior empresa do setor de saúde suplementar do Brasil. Recentemente, com a aquisição do Grupo Santamália Saúde, segue na contramão da crise devendo fechar o ano com um milhão de novos beneficiários.

Presidente do grupo, Irlau Machado Filho conta que o foco da unificação das marcas NotreDame e Intermédica é ofertar soluções completas. "Somos a única que tem toda a cadeia de valor, toda a prateleira de produtos em saúde para as empresas, antes oferecidos de forma separada."

Também com a mudança, Machado conta que unificaram o conceito de venda cruzada, foram ao mercado com publicidade, todos os hospitais próprios e cerca de 55% dos centros clínicos também próprios já foram reformados com o novo nome. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 70 milhões neste ano, montante similar previsto para 2016.

"Vamos terminar 2015 tendo vendido um milhão de vidas. Conseguimos agregar novos beneficiários no portfólio em função de novas empresas que nos contrataram", conta o executivo. Resultado que ele atribui a uma transformação da marca, revitalização de recursos próprios e uma reconexão com o canal corretor. "Tudo isso veio em um momento que as empresas/clientes precisaram repensar seus custos. Foi um casamento muito correto, no momento certo", analisa.

Com base em dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Machado comenta que o Grupo NotreDame Intermédica tem um dos melhores índices de satisfação de clientes. "Estamos no topo da pirâmide em qualidade, ao passo que fizemos um trabalho de casa muito bem feito de verticalização de serviços, revisão de protocolos, montagem de uma prateleira de produtos que pode atender com muita qualidade a um preço muito mais acessível."

Rede e aquisições
Com cerca de 70 centros clínicos e unidades hospitalares próprios, o Grupo NotreDame Intermédica tem forte presença nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, com o produto saúde, e em todo o País com o dental. Ampliando sua presença em São Paulo, adquiriu o Santamália, um dos principais da região do ABCD paulista, aquisição já aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e pela ANS.

Dele, o grupo herdará dois hospitais, 17 centros clínicos e uma carteira de 250 mil beneficiários que se somará às mais de 3,2 milhões de vidas do Grupo. "Nós estamos estudando como levar todos os benefícios à comunidade Santamália e para os usuários da NotreDame, e o que eles podem esperar deste casa- mento", antecipa Machado.

Ele conta também que a aquisição foi um investimento chave para cobri-los na região do ABCD. "Também é uma empresa que admirávamos e admiramos, com tradição e com um estilo de prestação de serviço similar ao oferecido pela Intermédica. Acreditamos que sinergias serão muito importantes", diz.

O executivo comenta que o Grupo não descarta novas aquisições. "Sem dúvida elas estão no radar. Hoje no Brasil são cerca de 850 operadoras de saúde ativas, antes eram 1,200 mil e a tendência é cada vez mais de consolidação. Um percentual importante do número de vidas já se concentra nas dez primeiras operadoras e nós estaremos sempre entre elas."

Em relação à rede própria, Machado informa que sempre existem planos de ampliação, mas pondera: "isto requer cuidado nos gastos. Hoje a nossa rede própria oferece aos clientes a qualidade que eles precisam com custo contido. Dentro de uma rede que eu controlo os custos, as margens que teria de oferecer ao mercado e a terceiros, eu ofereço ao cliente", compara.

Por enquanto, o foco se mantém no Sudeste. "Precisamos nos posicionar nesta região para termos o conforto de que estamos oferecendo o melhor serviço possível para os nossos clientes, e estamos muito próximos disso. Assim que estiver completo, podemos pensar em outras regiões." Para ele, oferecer uma qualidade impecável na área de oncologia é uma de suas paixões. "E nós refizemos por completo o nosso centro de oncologia, ele se tornou padrão, de primeiríssima linha", orgulha-se.

Parceiros comerciais
Para dinamizar e aproximar o relacionamento da empresa com o canal de vendas, o grupo tem implementado uma série de ações, como redução em 50% no prazo médio para implantação de novos contratos (atualmente, em 15 dias) e está especializando sua estrutura de vendas, designando gestores específicos para atendimento a corretoras.

Portfólios de produtos da Intermédica e NotreDame foram unificados, corretores contam com um cotador automático e, em novembro, o grupo iniciou um teste piloto para automatizar todo o fluxo de vendas de contratos para pequenas e médias empresas. Outra novidade é que estão em fase final de oferecer uma plataforma em iPad também para os corretores.

No que tange à capacitação, Machado diz que "estamos fazendo um trabalho profundo de capacitação, treinamento, conhecimento e apresentação. Em 2015, mais de mil corretores já participaram de reuniões. Onde temos atuação forte há treinamentos e em todos locais que temos filiais", pontua.

Inovação
O Grupo NotreDame Intermédica foi pioneiro ao introduzir no Brasil o primeiro programa de medicina preventiva, em 1982. Foco que também faz parte do grupo. "Por meio de programas estruturados, trabalhamos para oferecer saúde integral com acolhimento aos mais de 3,2 milhões de beneficiários, além de proporcionar qualidade de vida e bem-estar, e incentivar a adoção de hábitos saudáveis em cada etapa do atendimento", complementa.

Para ele é possível inovar em um mercado altamente regulamentado. "Nós temos que ter a humildade para entender o que os outros já fizeram e implementar", defende. Como exemplo, ele cita o conceito de prevenção. "Com ele, o volume de internações no grupo diminuiu 50% e, assim, reduz-se custo e viabiliza ofertar produtos mais competitivos".

Também defende uma interação maior entre os players do setor. "É parte do nosso trabalho convencer governos e reguladores sobre a necessidade de mudanças, envolvendo todos os players. Existe uma economia na saúde que precisa ser respeitada. É preciso oferecer acessibilidade, um entendimento do custo e benefício para a população como um todo", finaliza.

Grupo NotreDame Intermédica

Fundação: 1968
Empresas do Grupo: NotreDame Intermédica Saúde S/A, Interodonto Sistema de Saúde Odontológica Ltda. e RH Vida Saúde Ocupacional.
Receita: R$ 2.521.821.000, no ano de 2014.
Número de beneficiários: mais de 3,2 milhões de pessoas e 5 mil empresas.
Filiais: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Jundiaí (SP), Rio de Janeiro (RJ), Santos (SP) e Sorocaba (SP).
Colaboradores: 7 mil colaboradores.
Centros Clínicos próprios: 56 unidades, sendo oito exclusivamente de Medicina Preventiva.
Unidades hospitalares próprias: 11 prontos-socorros, dos quais oito unidades contemplam hospitais com seis maternidades integradas.
Aquisição: Com a compra do controle acionário do Santamália, o Grupo incorporou 250 mil beneficiários, dois hospitais com aproximadamente 250 leitos (Hospital Bosque da Saúde e Hospital Montemagno), 17 centros clínicos, cinco unidades de pronto-atendimento e dois mil colaboradores.

Fonte: Revista Cobertura
21/12/2015 Por: Karin Fuchs

 

Explore mais categorias


Plano de Saúde Pleno