Depressão ou tristeza? Entenda a diferença!
Depressão ou tristeza? Entenda a diferença!
Saúde e Bem-Estar -
A depressão é uma doença séria, que pode afetar o seu desempenho no trabalho, fazer com que você se afaste dos amigos e perca a vontade de fazer coisas que antes gostava. O problema pode até levar a doenças físicas. Entretanto, muitas pessoas com depressão não procuram tratamento porque confudem a doença com uma tristeza passageira que pode ser superada por conta própria. É importante saber diferenciar as duas coisas pois, sem tratamento, a depressão pode durar vários anos.
Quando a tristeza ou desânimo não melhoram após duas semanas ou aparecem sem uma causa específica, pode ser que seja depressão. Outros sintomas incluem:
- Sentimento de vazio ou falta de esperança durante a maior parte do tempo;
- Choro sem motivo;
- Explosões de raiva, mesmo por coisas pequenas;
- Perda de interesse em atividades que costumavam ser prazerosas;
- Problemas de sono, que podem ser dificuldade para conseguir dormir ou dormir demais;
- Cansaço, falta de energia e lentidão;
- Perda ou aumento do apetite;
- Sentimentos de inutilidade ou culpa;
- Dificuldade para conseguir se concentrar, lembrar de coisas e tomar decisões;
- Pensamentos frequentes de morte ou suicídio.
A depressão é causada por uma alteração química no cérebro e, se você tem alguns dos sintomas, procure ajuda de um médico para ter diagnóstico e tratamento corretos. Converse com um clínico geral sobre o que você está sentindo. Ele poderá pedir alguns exames para avaliar se alguma outra doença está causando estes sintomas e, se necessário, encaminhar você a um especialista.
O tratamento é feito com apoio psicológico e, dependendo do caso, também com medicamentos antidepressivos, sendo muito eficaz para a maioria das pessoas com depressão.
Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica