Como fazer uma marmita saudável?
Como fazer uma marmita saudável?
Saúde e Bem-Estar -
Além de oferecer mais opções para uma alimentação mais saudável, levar uma marmita para o trabalho também ajudar a economizar e, por conta disso, tem se tornado um hábito cada vez mais comum. Mas o que levar ou qual a quantidade certa de cada alimento são dúvidas constantes de quem quer ter uma alimentação balanceada. Algumas dicas e recomendações são importantes para que a marmita seja saudável e esteja sempre em boas condições de consumo.
A primeira dica é preparar as refeições a cada três dias e não espaçar mais do que isso. Esse é o tempo para que elas não estraguem. A recomendação é que, assim que fiquem prontas, vão imediatamente para o refrigerador.
- Frituras são uma opção prática, porém bem mais calórica;
- Salada deve ser levada em um recipiente à parte e deve ser temperada apenas na hora. Isso evite que as folhas murchem;
- Alimentos à base de ovo devem ser evitados, já que estragam com mais facilidade;
- Carnes mal passadas também não são uma boa opção.
Sobre a quantidade dos diversos tipos de alimentos que a sua marmita deve conter, procure seguir a seguinte proporção:
- ½ prato de legumes e verduras;
- ¼ de alimentos ricos em carboidratos (arroz, macarrão, batata);
- ¼ de proteína vegetal (feijão, grão de bico, lentilha) e proteína animal (carne, frango, peixe, ovo);
- Uma fruta como sobremesa.
Seguir essas orientações é importante para não encher demais a vasilha. Isso evita que se consuma mais do que o necessário. O ideal é montar a marmita pensando sempre na quantidade de um prato. Alguns alimentos devem ser evitados, tais como farofa, pão e sobremesas açucaradas.
O tipo de recipiente para a sua marmita depende de como se pretende esquentar a comida. Além disso, algumas opções podem alterar o sabor do alimento, então é preciso prestar atenção.
Vidro - é a melhor opção para quem vai esquentar a marmita no micro-ondas. Também é uma boa opção porque não deixa gosto.
Plástico - são embalagens práticas, mas não podem ir no forno convencional. Alguns tipos de plástico também não são adequados para o micro-ondas.
Alumínio - pode alterar o sabor da comida. Não pode ir de jeito nenhum ao micro-ondas. A solução é esquentar o alimento em banho-maria.
Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica