Detalhe de Artigos
O teste de COVID-19 é feito para identificar se uma pessoa está contaminada com o coronavírus. Há três tipos de exames disponibilizados, que podem ser mais assertivos ou indicar falsos negativos.

Se você tem dúvidas sobre qual é o exame feito em laboratório em caso de suspeita, quando fazer e como, explicamos tudo aqui.

O RT-PCR é o exame laboratorial que detecta o coronavírus ativo no organismo com alta especificidade, acima de 95%. Ele é um exame de biologia molecular, ou seja, que analisa o material genético coletado do paciente. A coleta feita é a de secreção nasal por meio de um swab, que é introduzido na narina, com a pessoa com a cabeça deitada para trás. O exame leva poucos segundos e é indolor, mas pode causar certo incômodo no momento, especialmente para quem sofre com desvios nasais.

O exame deve ser feito a partir do terceiro dia de início dos sintomas e é indicado até o décimo dia. Para fazê-lo, é necessária a apresentação de um pedido médico justificado. O resultado é disponibilizado pelo laboratório em até 72 horas.

Os planos de saúde oferecem cobertura do RT-PCR, seguindo a diretriz de utilização do Ministério da Saúde e conforme a resolução normativa 453 de 12/03/2020 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Portanto, o exame deve ser realizado apenas em casos classificados como suspeitos ou prováveis de doença pelo COVID-19. 
 
Publicador de Conteúdos e Mídias
Quais são os outros exames para identificar a COVID-19?
Os outros dois tipos de exames para identificar o coronavírus são:
Sorologia: recomendado com ao menos 10 dias após o aparecimento dos primeiros sintomas. Se feito fora desse período, há chances de o resultado apresentar falso negativo.
Testes de antígeno: oferecem resultados rápidos, mas que devem ser utilizados como um complemento aos demais, segundo o Ministério da Saúde.
Onde fazer o teste de COVID-19?
O NotreLabs, rede de laboratórios da NotreDame Intermédica, oferece mais de dois mil exames preventivos e recorrentes, incluindo o RT-PCR. Suas unidades estão distribuídas pelos estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais, com atendimento por plano de saúde NotreDame Intermédica ou de outras operadoras e até mesmo particular com preços acessíveis. Consulte aqui a unidade mais próxima.